segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cicloviagem - Curitiba à Florianópolis 01/jan/2015

Comecei o ano bem, dia 01/jan/2015 fizemos uma viagem muito interessante! Fomos de Curitiba via BR-277, caminho já conhecido, parando em todos os SAU's que avistamos, eu e meu parceiro de viagem Edielson. Estava tudo muito bom, descida até o começo da rodovia alexandra-matinhos estavamos com 33 km/h de média, também, é como o dito popular "pra baixo todo santo ajuda"! Hehe...
     Mas este trecho com sol a pino parecia que não acabava nunca...nada de um lado ou do outro, e para  piorar tinha um vento contra, e quente, simplesmente o pedal não rendeu neste trecho, mas parecia providencia divina, pois quando estavamos nos sentindo fracos, eis que aparece um restaurante com comida caseira, simples mais muito boa...claro acompanhado de um refri dois litros que eu e Edielson bebemos durante o almoço! seguimos até a rodoviária de Matinhos, ponto marcado pra encontrar o amigo Alexandre, que nos recebeu em sua casa para um papo e uma água gelada! Depois desta passagem seguimos até balsa para a travessia para Guaratuba...de lá então entre acertos e erros...pois primeiro chegamos a barra do saí, e descobrimos que não tinha como passar sem se molhar para o lado de Itapoá, volta até a rotatória e pega a PR 412 rumo a Garuva, então decidimos pegar a entrada pra Itapoá e seguir a orla eis que no final da av. litorânea depois de nos informarmos, descobrimos que tinha uns 24 km de estrada de terra até a balsa pra travessia de balsa! Sem chance para o colega Edielson que estava com sua speed! Rumo em direção à Garuva, acho que rodamos uns 60 km pela SC 415, estrada muito boa por sinal, paisagem linda, porém isolado com poucos pontos pra se alimentar!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cicloviagem Curitiba - Rio de Janeiro

1º dia, 01/10/14 - Curitiba à Cajati.

E aí estão as cargueiras, tudo preparado, conferido, agora é só dormir um pouco e sair as 5 horas da "matina"! Um mudança de última hora, graças as chuvas! Alternamos o trajeto, primeira parte será na BR-116, e vamos que vamos!

Chuva durante a noite inteira! Pensei, será que vamos iniciar com chuva? Só que não, o tempo foi melhorando com o passar das horas!

(Pessoal, como minha internet é muito lenta para fazer upload neste blog, estou colocando apenas os links dos vídeos YouTube, ok)

Parada para uma foto e conserto de pneu furado, portal da estrada da graciosa, apareceu um cachorro que só queria brincar conosco, pensem, um tinha que brincar com ele, para outro poder consertar o pneu! E este era apenas o primeiro furo de uma série de três, por último já à noite, decidimos trocar o pneu pelo estepe!

Registro importante, placa da divisa Paraná/São Paulo.

Depois de 171 km percorridos, passamos a noite em Cajati - SP, neste primeiro dia decidimos dormir em um hotel simples de beira de estrada, bom que permitiram ficarmos com as bikes dentro do quarto, o banheiro era coletivo e barulho de trânsito  a noite inteira! As paradas para reidratação geralmente ocorria em SAU, pois ainda "rolava um café 0800".

2° dia, 02/10/14 - Cajati à Peruíbe.

Durante o percurso uma parada em Registro na Ciclo Ribeira, onde fomos muito bem atendidos, constatado um pequeno arame "escondido" no pneu traseiro da bike do parceiro de viagem e outro no pneu dianteiro que por sorte não furou! Colocado duas fitas antifuros e incorporado um farol led T6, para  melhorar a visibilidade dele, seguimos a viagem mais confiantes com o equipamento!

Enfim, saímos da BR-116, rumo à Peruíbe, mas ainda tinha muito chão!

Calor ,apesar a noite, corpo quente e cansado, parada estratégica!
Acho que era a cidade de Itariri, parecia que não tinha asfalto na cidade a não ser a rodovia que a cortava, mas o banco do ponto de ônibus é de granito!

Linda vista, não poderia deixar passar sem uma foto!

Praia de Peruíbe, nublado e vento maral, areia dura, bom para pedalar!

À noite um espetinho de camarão e uma cerveja gelada para acompanhar!
Em algum lugar entre Peruíbe e Itanhaém!

Ameaçou chover, mas no final apenas algumas gotas caíram!

3º dia de viagem, 03/10/14 - Peruíbe à Praia Grande.

Uma boa parte do trecho foi na areia compactada. Cortamos caminho entre Peruíbe e Itanhaém, destino: Praia Grande - SP, neste dia rodamos apenas 77 km!

Cruzando a ponte de Itanhaém
Parada para reidratação, que lugar!

Não sei ao certo, mas acho que é a praia de Pequerê!

Momento histórico, trapiche de acesso até o lugar
onde supostamente o Pde. Anchieta se deitava!

Pessoal, a partir de Peruíbe, a viagem em grande parte foi em ciclovia ao longo da orla marítima, cada praia com suas peculiaridades! Umas mais com jeito de vila de pescadores, outras mais com jeito de elite, mas todas muito lindas!

4º dia de viagem, 04/10/14 - Praia Grande à Boracéia.

Após uma noite bem dormida, seguimos viagem! Tranquilos, geralmente terreno plano com travessias de balsas, curtindo a vida, percorremos 97 km neste dia! Vale salientar que tivemos uma parada de algumas horas na casa dos pais de um amigo do Thiago, casal muito querido, que nos recebeu muito bem. Nome Sr. Carlos, da reserva da marinha, pessoa boníssima juntamente com sua esposa!

Passagem por Guarujá

5º dia, 05/10/2014 - Praia de Boracéia à Caraguatatuba

O tempo estava ajudando, sol entre nuvens para suavizar o calor, brisa do mar, nenhum problema com as bikes, o dia foi longo, pedalamos muito, o dia rendeu algumas subidas, passamos por lugares muito bonitos, (as fotos não mentem), Caraguatatuba foi o lugar onde paramos no camping El Shadai, muito tranquilo, pessoal do bem, próximo a praia...tinha até toldo pras barracas com ponto de luz a poucos metros um do outro! Lugar "show".

6º dia, 06/10/2014 - Caraguatatuba à Paraty

O último dia de viagem foi muito difícil já no primeiro trecho de serra (praia de Boiçucanga para Maresias), acredito que uns 28º de inclinação durante uns 4 km, sem alívio, pois bem, tomei como desafio pessoal, e coloquei a reduzida (coroa 22 dentes, cassete 34 dentes) e acreditem, subi e não parei, mas, interessante que mesmo com o bagageiro da frente com dois alforges pequenos com ferramentas e peças de reposição e mais barraca, saco de dormir, isolante térmico e lona, e mesmo assim a frente estava leve devido a inclinação!!! Só fui parar no topo, ai como dizem, depois do trabalho a recompensa...hehe...estava suando feito um burro puxando arado no pantanal, armei minha cama na beira da estrada, no sol mesmo, para secar o corpo e roupa, deixei a garrafa de água do lado para reidratar e fiquei esperando o parceiro de pedal Thiago, mais ou menos meia hora depois ele chegou...testemunhou pra mim que precisou descer cinco vezes para empurrar...subida para carro 1.0 ir em primeira marcha!!!
      Obs: Na quarta foto abaixo consta a parada para descanso!
      Dai em diante sabíamos, qualquer serra que viesse pelo caminho, enfrentaríamos sem problema! Mas foi muita serra, subia e descia, e entre cada uma, uma praia com sua beleza peculiar!
      Teve momentos de pararmos para um banho de cascata, pois, o sol estava castigando na parte da tarde, quente o suficiente pra ficarmos embaixo da água gelada por uns 10 minutos!
     Já a noite chegamos à Paraty, ai decidimos, eu e Thiago, devido a dores no joelho dele, tirar o dia para conhecer Paraty com calma e depois seguimos até Rio de Janeiro de ônibus, aproveitar para conhecer as  belezas do Rio de Janeiro, enfim, valeu a pena, no final percorremos pouco mais de 800 km em 6 dias de pedal.

6º dia, Praia de Boiçucanga à Maresias

domingo, 21 de setembro de 2014

Viagem teste da bike ciclotur Curitiba-Paranaguá-Curitiba

-"Buenas", antes de uma grande viagem recomenda-se fazer uma pequena para testar o equipamento, pois bem, fizemos eu e meu amigo Thiago Baptista, saímos as 05:30 hs de sábado e seguimos até a casa de uns parentes entre eles uma tia muito querida que há muitos anos não visitava, a "burrico de carga" apelido da minha bike aro 26, tirando alguns detalhes que precisaram ser corrigidos, se comportou muito bem, sem ao menos um pneu furado! Chegamos  + ou - às10:30 hs há tempo de um café da manhã! Conversa em dia com a parentela!

-Depois do almoço fizemos um "tur" por Paranaguá, de bike é claro, nossa guia de turismo foi a prima Paola.

Tempo é curto, começamos a volta para Curitiba às 17:20 hs, tudo muito bom, tudo muito bem, bermuda e camiseta, isso até começar a subir a serra, aí começou a esfriar, em certo momento o vento na serra, próximo ao viaduto dos padres, era tão forte que decidimos descer e fazer o famoso "empurra-bike", depois de muitas pequenas paradas entre elas uma na lanchonete do bela vista para "abastecimento da barriga"! Chegamos ao último pedágio! Fizemos uma parada para um cafézinho no SAU...às 23:30 hs, marcava 04 graus Celsius, meu Deuusss, o companheiro de pedal Thiago, já não sentia os dedos das mãos! Seguimos e chegamos à 01 hora da madrugada de domingo. Conclusão, o equipamento está ótimo!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Flèche Velócio Curitiba-Florianópolis 24 hs

- Melhor pedal que fiz até hoje! Equipe Macanudos (bons companheiros no meio militar), fomos em cinco, eu, Gabriel Turozi, Luiz Chagas, Ronildo e  Moises Retka, equipe show de bola...pedal nota 10! Foram várias paradas para encher o tanque de combustível (estômago), hehe, no final fomos recebidos como reis em uma pousada na praia de armação, Florianópolis, recepção calorosa regado a um bom churrasco, anchôva na brasa, com todos os acompanhamentos, cerveja, refri e água à vontade. No final fechamos 380 km, e fomos a equipe com a maior altimetria! Grandes momentos compilados neste video!

- Está aí o resultado, troféu da equipe com maior altimetria, medalha de conclusão de rota e certificado!